Você sabe dizer quem é a persona da sua marca? Quais são as características mais essenciais dela? Sabe como definir a persona da sua marca? Uma das primeiras etapas de uma campanha de comunicação de marketing é a definição da persona, como chamamos esse cliente hipoteticamente ideal. É o cliente que tem a maior propensão a comprar o seu produto ou serviço.
Onde moram? O que fazem? Do que se alimentam?
Muitas pessoas acabam usando a segmentação demográfica como forma de análise na hora de criar a persona, o que acaba sendo muito limitador. Afinal, somos seres humanos complexos. Definir o seu público-alvo apenas pela faixa etária, sexo, renda, geração, escolaridade, religião e estado civil não é o bastante. Quando a gente sabe definir o nosso público-alvo com mais profundidade, a gente consegue atingi-lo de maneira muito mais eficiente, com ofertas alinhadas as suas necessidades e desejos.
Ativando o modo detetive para descobrir a persona da sua marca
Além da segmentação demográfica é possível analisar a segmentação geográfica, que trata da divisão do mercado por região. Outra forma é a segmentação comportamental, que analisa as atitudes e comportamentos desse público. Já a segmentação psicográfica analisa o estilo de vida e personalidade dos indivíduos. Dá para perceber que são muitas variáveis, então, na hora de segmentar um mercado, é preciso estudar quais opções são as mais adequadas e vão ajudar a criar o perfil mais alinhado e definir a persona da sua marca.
Como criar o mapa da empatia para definir o seu público-alvo?
Um recurso muito utilizado na hora de definir a sua persona é o mapa da empatia. Criado pela empresa XPlane, ele fórmula algumas perguntas que auxiliam na hora de traçar o seu público-alvo, tomando como base as perspectivas de vida, visão de mundo e comportamento.
Fonte: Mapa mental adaptado do “Mapa da Empatia” da XPlane.
Aqui na Essencial, a identificação da persona é uma parte da criação da estratégia digital de uma marca. Se você quer descobrir o seu público-alvo e atingir o seu cliente de forma mais assertiva, clica no botão abaixo e entra em contato com a gente!