Como criar a sua marca do zero

Você tem o sonho de criar a sua própria marca?


Muitas pessoas têm o desejo de abrir um negócio próprio e se tornar o seu próprio chefe. A oportunidade de criar algo do zero, inovar e deixar a sua marca no mundo pode ser muito gratificante. Mas é bom lembrar que construir uma marca requer tempo, esforço e dedicação. Não é da noite para o dia e não tem receita de bolo.


O número de empresas que não conseguem sobreviver aos primeiros anos de vida é grande. Segundo o Sebrae, em uma pesquisa realizada entre 2018 e 2021, 30% das empresas que trabalhavam com comércio fecharam antes de completar 5 anos. Entre os principais fatores que contribuíram para o fechamento das empresas estavam a falta de preparo pessoal e de planejamento do negócio.


Esses dados não são para te dar um banho de água fria. São para te motivar a fazer diferente, a ir além, e buscar o melhor para a sua empresa. É fundamental fazer um planejamento estratégico para que você consiga ter uma marca forte e consistente desde o início.


Primeiros passos essenciais para abrir a sua marca

  • Nome: A escolha do nome é uma decisão importante e pode ter um grande impacto na identidade e percepção de marca pelos clientes. Para escolher o nome ideal é preciso pensar na identidade e valores que você quer que a marca reflita. Uma marca deve ser original, simples e fácil de ser lembrada. É fundamental que você confirme a disponibilidade da marca e a registre o mais rápido possível, para evitar problemas futuros.

  • Identidade visual da marca: O próximo passo é definir a identidade visual da sua marca. A paleta de cores, a logo, a tipografia. A marca precisa ter uma identidade visual única em todos os meios de comunicação. Isso vai ajudar o seu público a reconhecer a marca mais facilmente.

  • Análise de mercado: É importante entender o seu mercado. Antes de começar, procure saber quem são os seus maiores concorrentes e quais são as tendências de mercado atuais.

  • Persona: Descubra quais são as pessoas que têm o problema que o seu produto ou serviço resolve. A persona é aquela pessoa com maior propensão de comprar o seu produto ou pagar pelo seu serviço.

  • Posicionamento de marca: Saber qual é o DNA da sua marca, como você quer que ela seja vista pelo público, vai ajudar a te diferenciar no mercado.

  • Presença digital: Hoje em dia, todos os produtos e serviços estão no digital. Mas, antes de tudo, é necessário pensar quais canais digitais fazem sentido para a sua marca. Você vai vender pelo WhatsApp, pelas mídias sociais, vai ter um e-commerce ou vai entrar em um marketplace? Tudo isso precisa ser estudado, para você focar a sua energia e investir nos canais digitais mais alinhados ao seu negócio.

Construir uma marca leva tempo e requer muita paciência e trabalho duro. O importante é fazer boas escolhas, manter o foco e acreditar no potencial da sua marca.


Aqui, na Essencial, nós construímos esse sonho junto com você. Avaliamos toda a demanda necessária para a sua marca crescer de forma consistente dentro e fora do digital.


Fazemos a gestão de toda comunicação e conteúdo de marca para você só se preocupar com o que é essencial pra você, o seu produto ou serviço. Trabalhamos de forma 100% remota, atendendo em todo o Brasil.


E, aí? Vamos realizar esse sonho juntos?

Somos uma agência de conteúdo criativo que tem como core business ajudar na construção e posicionamento de marcas para torná-las fortes e consistentes, gerando conexão com o seu público. Trabalhamos com uma equipe de especialistas com expertise em comunicação, marketing digital, branding e inovação.

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